Treinos

Sempre tentei entender o motivo das coisas, então, mesmo com o apoio de uma assessoria esportiva, sempre procurei saber para que serve cada tipo de treino: intervalado, longo, fartleck…

CORRIDA

Na tentativa de solucionar os mistérios comprei um livro que considero bem interessante e serve muito bem pra quem quiser montar sua própria planilha: Corrida como condicionamento físico.

Com esse livro consegui montar minha planilha para fazer minha 1ª Maratona, completada em 4h06min. Obviamente tive que fazer alguns ajustes pra tentar adaptar a planilha à minha realidade de tempo para treinar, mas funcionou muito bem.

Acabei de comprar esse aí abaixo e já estou perto da metade. Leitura interessante que consegue prender a atenção do leitor não só pelo bom texto como também pelas discussões levantadas. Muita coisa que estou lendo é exatamente o que tenho vivenciado e achava diferente do senso comum… Vale ler!

TRIATHLON

Agora, tentando entender o mundo do Triathlon, e ainda sem decidir se vou procurar a ajuda de uma assessoria, estou mantendo a literatura em dia: Start to Finish: 24 Weeks to an Endurance Triathlon.

Achei o livro bem interessante, porém, acho que o assunto é amplo demais pra ser tratado num livro tão pequeno.

Sendo assim, comprei outros dois.

Um que tem uma teoria muito legal: The Triathlete’s Training Bible, que achei bem completo mas meio complicado de montar uma planilha de treinos a partir dele… É muito “profissional”, tem uma periodização de 1 ano e essa, definitivamente não é minha realidade.

O outro que é só de planilhas: Essential week-by-week training guide. Tem planilha pra todas as distâncias de triathlons com vários níveis de acordo com o objetivo e nível de condicionamento de cada atleta. É neste que estou me baseando para treinar para o Ironman 70.3 Miami. Obviamente estou adaptando tudo à minha realidade de tempo mas acho que vou conseguir um bom resultado…

Esse é tão legal que tem até uma foto da nossa brasileiríssima Fernanda Keller na capa…

Estou me baseando nesses livros e em conversas com atletas mais experientes para realizar meus treinos até, pelo menos o Ironman 70.3 Miami. Dependendo do resultado que eu consegui lá, decido se vou continuar treinando baseado nesses livros ou se vou ter que buscar outra coisa…

Uma coisa que sinto muita falta é de um bom livro, e esse tem que ser em português, sobre a técnica correta da natação. A natação é a modalidade onde a técnica faz a maior diferença e encontrar um treinador bom é complicado… Se alguém tiver uma sugestão, ficaria muito agradecido.

Vamos ver no que isso tudo vai dar…

  1. 14 de abril de 2013 às 14:40

    Fala armando, blz?
    É ótimo ler tudo sobre o mundo do triathlon, confira o site http://www.mundotri.com.br e lá tem um guia muito legal que me ajudou no início e boas dicas de natação!
    Sobre treinar sozinho e com assessoria eu te indico procurar ajuda, pois a lógica e o treino do triathlon são totalmente diferentes de apenas correr, pois isso você pode fazer sozinho, por planilhas de revistas etc, mas no TRI o treino é mais específico.
    Pelo que vi teu objetivo é ousado, fazer um 70.3 é casca e precisa de um bom preparo. Também estou pensando em fazer Miami, mas ainda dependerá, pois tenho o Dash 113 em Floripa em dezembro onde moro.
    Se não quiser ter vínculo com assessoria te indico o sistema Ironguides (http://www.ironguides.net/local_squads/rio/)

    Forte abraço, bons treinos e vamos nos comunicando.
    Diego
    http://www.correrparacrer.wordpress.com

    Curtir

    • 14 de abril de 2013 às 17:03

      Valeu Diego, costumo ler quase tudo que tem no MundoTri.
      Sobre os treinos, o 70.3 de Miami já faz parte do passado e, apesar de ter considerado o resultado da prova interessante, já estou usando a planilha da Ironguides para o treino do IM Brasil.
      Pesei os prós e contras de ter uma assessoria e achei melhor encarar o desafio sozinho.
      Vamos ver no que vai dar.
      Abraço.

      Curtir

      • 14 de abril de 2013 às 19:22

        Cara depois eu vi que estava lendo um post antigo hahaha. Viu no que dá não atualizar o blog??? hahahaha
        Bons treinos ai e se der nos encontramos aqui em Floripa. Eu estarei lá prestigiando a galera!
        Abraço
        Diego

        Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: