Inicial > Curiosidades > O vácuo, o doping e outras trapaças…

O vácuo, o doping e outras trapaças…

Nessa última semana as redes sociais ficaram em polvorosa com o tema vácuo!
É que aconteceu no último dia 05/08 o Ironman 70.3 Maceió e a única coisa que se fala sobre a prova é do vácuo. É uma treta no vácuo da outra… Rs

bettiniphoto_0040658_1_full_670

Muitas pessoas nas redes sociais ostentando seu PB (Personal Best) e todas, sem exceção, sendo criticadas e crucificadas por isso. Muita calma nessa hora. A pessoa pode ter andado no vácuo? Claro que pode! Mas também pode ter jogado limpo e ter feito seu PB honestamente. Nada podemos concluir por fotos. Ou o árbitro penaliza durante a prova ou já era!

Eu fiz essa prova no ano passado e olha que incrível, é o meu PB da distância também. Você pode acreditar ou não, mas eu digo que fiz uma prova totalmente honesta e durmo tranquilo com isso.
A verdade é que esse 70.3 de Maceió é realmente uma prova muito rápida. Sem sombra de dúvidas, a mais rápida que já fiz.
Como ano passado foi a primeira edição, muita gente não sabia que poderia ser assim, e como é no Nordeste, muita gente achou que poderia ser parecida com fortaleza, onde todo mundo sofre muito. Quem foi, se deu bem, quem não foi, viu a festa e correu pra se inscrever nesse ano.

JAN17IRON03834

Insira uma legenda

Mesmo ano passado, com bem menos gente na prova, no meu relato escrevi o seguinte:
No geral vi um pedal bastante limpo mas sempre tem aquele pessoal “malandro” que se garante na impunidade, não tem jeito. Com cerca de 50km de prova fui engolido por um pelotão que devia ter uns 15 caras embolados. Era tanta gente que pra eu conseguir frear pra sair do grupo tinha que tomar cuidado. Tinha gente na minha frente, atrás de mim, na minha esquerda e na minha direita. Paguei um esporro generalizado mas de nada adianta, infelizmente a impunidade compensa pra essa galera. Cheguei a chamar um árbitro e mostrar pra ele o grupo mas ele nada fez…

Esse ano, pelo que falaram tinha cerca de 50% a mais de atletas. Era óbvio que teríamos problemas com vácuo.

Sabe no que o vácuo interfere na minha prova? Em nada. Eu sou pangaré. Não disputo vaga pra mundial, não disputo pódio… A disputa é só comigo, então, na realidade eu estaria passando a mim mesmo pra trás??? Que doido!!!

Mas agora pensa no amiguinho que treina pra caramba atrás de uma vaguinha pra um mundial, atrás de um troféu pra colocar na estante… Imagina perder a vaga sabendo que os que levaram estavam trapaceando? Deve ser um sentimento de nojo absurdo… Que aliás, é o mesmo que eu sinto quando vejo acontecer com os outros… E a gente vê muito…

Já ouvi atletas assumindo que se beneficiam sim do vácuo durante as provas e consideram que estão cumprindo o regulamento. A lógica é: “se me pegarem, cumpro a punição de 5min e continuo, daí pra frente, não faço mais nessa prova pra não ser desclassificado.” É óbvio que se for pego no início do pedal, não valeu o risco mas se for pego no final, valeu muito. Se não for pego então…

O vácuo para mim é uma trapaça semelhante à pessoa que corta caminho, que pega um táxi durante a maratona ou que se dopa pra “aguentar o tranco”… E se no doping a punição deve ser exemplar (falei que deve ser, não falei que é), por que não no vácuo? É tudo trapaça!

Quem tiver interesse nos efeitos do vácuo pode dar uma lida aqui:
http://www.biketribe.com.br/quanta-energia-eu-posso-economizar-andando-no-vacuo-do-pelotao/
Que acaba depois de levando pra esse artigo aqui:
https://www.europhysicsnews.org/articles/epn/pdf/2013/01/epn2013-44-1p20.pdf

Na minha opinião, enquanto a mentalidade dos atletas não mudar, tem que ter um repressão forte mesmo:

  • Fazer uma fiscalização mais firme;
  • Trocar os 5min de punição por 20min (passa a não compensar tanto);
  • Acrescentar alguns kms a mais na corrida (pra cansar as perninhas dessa galera);
  • Acrescentar a lista dos punidos no resultado das provas (pras pessoas saberem quem é quem);
  • Não permitir que os punidos peguem vagas pra mundiais;
  • etc.

Resumindo, tem que pegar, punir de maneira significativa e mostrar quem foi punido.

Ahh, e já que citei o doping no título, acho que todos que sobem no pódio e/ou pegam vaga pra mundial deveriam deixar um pouquinho de sangue lá pra ser examinado… Tenho certeza que ninguém se dopa. É só pra calar a boca dos que insinuam isso por aí… Pq o doping, esse sim dá pra gente provar que aconteceu sem ter visto nada estranho durante a competição…

Sei nem pq acabei escrevendo tudo isso… Acho que foi o sentimento de nojo…

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 22 de março de 2019 às 11:32

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: