Inicial > Provas > Challenge Cerrado – A prova

Challenge Cerrado – A prova

Dessa vez não posso falar muita coisa sobre o pré prova. Cheguei tão em cima da hora que a única coisa que consegui fazer foi o bike check-in.
Como a entrega do kit seria feita somente até as 11h da manhã, tive que fazer uma procuração para que um amigo fizesse a retirada do meu (valeu Rodrigão!!!). Depois que fiz o questionamento do horário à organização (e muito mais pessoas devem ter feito o mesmo) observei que o horário foi alterado para até 12h. Isso já resolveria meu problema de horário mas como a procuração já estava feita, vida que segue…
Com isso, quando cheguei em Brasília, fui direto pro hotel montar a bike e almoçar, indo em seguida pra entrega da bike no local da prova. A única coisa que me deixou chateado aqui foi que não tinha mais capa de chuva pra minha bike. Se chovesse, ela ia ficar molhada mesmo…
Check-in feito, era hora de arrumar as sacolas de transição, que não precisavam (ou não podiam) ser entregues junto com a bike.
Manhã de prova e é sempre a mesma coisa: noite mal dormida, acordar de madrugada pra ir pra prova, café da manhã mal tomado etc. Por isso acho o dia anterior à prova muito importante. É importante que se durma bem, descanse bem, coma bem, hidrate-se bem etc… Uma pena que a teoria nunca consiga se aproximar da realidade, pelo menos no meu caso… Rs. Meu pré prova é sempre um caos, uma correria… Rs
Cheguei cedo na transição e deixei logo tudo arrumado. Nesta prova não tivemos tenda de troca na transição, por isso as sacolas não foram entregues na véspera. Elas ficaram alocadas no lado da bike na transição. Eu gosto disso, só acho que não precisava de sacola, mas…
A largada seria feita em ondas e isso tem seus prós e contras. O pró, na minha opinião, é uma largada mais “suave” sem aquele atropelo todo na natação, principalmente numa largada de dentro d’água como esta. O contra é que minha largada foi a penúltima, exatos 27min depois da largada da elite masculina e então vc tem que ficar ali, do lado de fora, 27min esperando a sua vez e isso é um tanto quanto inconveniente. Enche o saco… Além do mais, as condições da prova já são até outras… Mas vida que segue, regras são regras.

Vamos à prova.

Swim:

A natação começou em direção ao Sol… Nadei num “ritmo de conforto” até a primeira boia, que só consegui enxergar quando já estava muito perto dela. O Sol ficava exatamente na direção da boia e simplesmente fui nadando pra onde todos estavam indo. Sem ver.
Contornada a primeira boia já era possível enxergar pra onde eu tinha que ir… No meu caso não sei se isso é bom ou ruim já que eu sempre acabo nadando mais do que deveria. Rs.
Fato é que também no contorno da primeira boia, comecei a chegar em algumas pessoas da onda anterior. Nessa hora percebi que mesmo sabendo que não estava nadando tão bem, não ia ser o último a sair da água… hahaha.
SegunDEJ17CHD9929_Rda boia contornada e comecei a sentir um cansaço absurdo. Parecia que não tinha forças pra nadar. Alguma coisa estava errada e eu não sabia o que era mas mesmo assim eu via o pessoal da touca preta (iguais à minha) se distanciarem e as toucas de outras cores (que lar
garam antes) ficarem pra trás… Tinha algo muito estranho.
Fui nesse dilema fraqueza/ultrapassagens até o final da natação sem a menor noção de como estava meu tempo.
Quando finalmente saí da água vi que tinha nadado 2min pior do que pretendia, porém 3min melhor do que minha última natação no lago Paranoá, no 70.3 de 2015.
Resultado: Satisfeito!

T1:

Sim, corri! Acabou a fase da caminhada na T1.
Resultado: Feliz!

Bike:

Quando vc larga na penúltima onda (depois da minha teve o revezamento) e não é um bom nadador, só te resta pedalar e correr muito… Mas e quem tb não é bom ciclista, faz como??? Faz o que pode!
E foi com esse pensamento que saí pra pedalar: Fazer o melhor que puder!
Passei todo o pedal concentrado. Sabia que precisava fazer força mas sabia também que não podia ser toda a força pq ainda tinha que correr… No percurso de 30km praticamente plano e com apenas 1 retorno a cada 15km o ciclismo acabou sendo bastante rápido. O ritmo acabou caindo um pouquinho na segunda metade mas nada que comprometesse o desempenho. Fiz muitas ultrapassagens, principalmente nos pequeníssimos trechos de subida.
A verdade é que me diverti bastante no pedal e acabei fazendo um pedal que nem eu mesmo estava esperando.FIV17CHD2629_R
Obviamente as condições do percurso e do clima ajudaram bastante já que na hora do ciclismo não tinha nenhum vento e a temperatura ainda não estava escaldante, mas não dá pra desconsiderar minha evolução no pedal.
Terminei o ciclismo 7min mais rápido do que o meu planejamento. Isso foi muito legal!
Resultado: Muito feliz!

T2:

Mais uma vez com várias ultrapassagens no desmonte, entrei na T2 voado e quando cheguei na minha “posição” fui surpreendido com uma placa de “Atleta penalizado, procure o penalty box”. Puts, que raiva, mas ok, não dá pra discutir. Acabei descobrindo que foi pq deixei uma garrafa de água fora da caixa na transição e teria que fazer um “STOP and GO” durante a corrida.
De qualquer maneira, minha T2 foi bastante rápida.
Resultado: Satisfeito!

Run:

Comecei a correr ainda furioso com o penalty que teria que cumprir e acho que acelerei demais. Quando percebi, segurei um pouco a onda pq além do calor absurdo que já fazia nessa hora, a corrida tinha algumas subidas que poderiam acabar me prejudicando.
Logo na primeira volta parei no “penalty box”. O que seria um “STOP and GO” só pra assinar a súmula se transforma em quase 2min pq o cara fica procurando o seu número, numa lista que não tem ordem, pra descobrir qual foi a infração, pra saber o que vc tem que cumprir… PelamordeDeus… Mas ok, culpa minha. Quem mandou não saber se comportar na transição???
Foto: http://olhonoatleta.com #olhonoatletaVoltei a correr e mesmo considerando a parada, terminei a primeira de 3 voltas com um tempo legal. Fiz ainda a segunda metade da corrida com um pace um pouquinho mais rápido que a primeira mas acho que isso foi em função da parada. Mesmo assim, considerei legal também a corrida.
Terminei 2min acima do que queria mas, dadas as circunstâncias (o percurso tinha mais subidas do que eu imaginava, achei o resultado bem positivo.
Resultado: Satisfeito!

No final das contas, o resultado foi muito melhor do que eu estava esperando.

Vamos pra próxima pq falta menos de 1 mês!!!

  1. 4 de maio de 2017 às 16:43

    Como é a largada por ondas? É de acordo com a cor das toucas??? Obs: adoro esses relatos de prova. Chego a ler duas vezes. Abração

    Curtido por 1 pessoa

    • 4 de maio de 2017 às 16:50

      Deysi, basicamente cada faixa etária recebe toucas de cores diferentes pra identificação da hora correta de largada e de tempos em tempos larga uma determinada cor…
      As faixas que tem poucos atletas normalmente são agrupadas numa mesma cor…
      Como eu disse, facilita por uma lado mas atrapalha por outro…
      Eu gosto e não gosto ao mesmo tempo… hahaha
      Abração.

      Curtir

  2. udson
    17 de maio de 2017 às 20:57

    Boa noite, achei seu Blog na procura pela internet de quem ja usou as planilhas da Ironguides. Poderia dizer o que achou? Grato

    Curtido por 1 pessoa

    • 18 de maio de 2017 às 11:00

      Fala Udson, beleza?
      Cara, já treinei com as planilhas prontas da Ironguides sim e achei bem legal.
      O principal problema, na minha opinião, é que às vezes vc fica na dúvida se não está passando do limite, uma vez que vc não tem um treinador pra conversar sobre o cansaço acumulado, pra saber se isso era esperado ou não… Coisas desse tipo.
      Associado ao primeiro problema, tem o fato de às vezes vc “matar” uns treinos com a desculpa de que acha que está sobrecarregado…
      Mas, esqueça esses dois problemas se vc for disciplinado o suficiente pra seguir os treinos e tiver o autoconhecimento necessário para saber até onde consegue ir sem se lesionar…
      Resumindo, gostei bastante mas tem esses “poréns”… Rs
      Qualquer coisa fique à vontade pra perguntar.
      Grande abraço,
      Armando.

      Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: