Inicial > Provas > Rio City Half Marathon – A Prova

Rio City Half Marathon – A Prova

Esse final de semana aconteceu a Rio City Half Marathon aqui no Rio (como o nome já diz… rs).

Meia maratona que aparentemente veio pra substutuir a Asics Golden Run (que até 2015 se chamava Asics Golden Four) onde fiz meu PB na distância no ano passado. (Como no ano passado não escrevi nada aqui no blog, essa prova praticamente “passou batida” mas acho que cheguei a mencionar alguma coisa quando retomei as atividades por aqui…).

Como este ano tem Ironman Brasil de novo na minha listinha de provas, ele não pode deixar de ser a prova alvo pelo menos desse primeiro semestre. Quando vi essa prova, prontamente me inscrevi pra utilizar como treino pro Iron. Seria basicamente um treino longo num ritmo um pouco mais consistente do que a gente acaba fazendo nos treinos “normais” por aí… Os planos acabaram mudando um pouco pq depois disso, acabei me inscrevendo também para o Challenge Cerrado e, esta prova sim, passou a ser o grande “treino de luxo” pro Iron.

De qualquer maneira, eu estava inscrito e desistir não seria uma possibilidade, porém, combinamos que não alteraríamos nada na planilha para poder “encaixar” essa prova. Ela agora seria feita sem nenhum compromisso com tempo, pace, batimentos etc.

Tanto foi assim que na véspera tive que fazer meu pedalzinho de 120k pra cumprir a planilha…

Voltando à prova, esse percurso é considerado o mais rápido para meias maratonas aqui no Rio, (pelo menos das provas que acontecem hoje) mas acaba sendo tb um dos mais “chatos”… Nos primeiros 16km corremos por um retão que começa no Recreio e vai até o final da Barra da Tijuca, aí temos a primeira curva onde pegamos um viaduto seguido de um túnel para chegar a São Conrado, onde a prova termina. A única altimetria que existe é a subida do viaduto e do túnel, o resto é 100% plano. O problema é que isso é bem no finalzinho da prova e aí, meu amigo, é uma quebradeira generalizada… rs

Run City Half Marathon - Percurso

Como eu não tinha mais nenhum compromisso de tempo, resolvi fazer a prova sem o Garmin… Na realidade ele estava no meu pulso pro registro, mas virei ele pra baixo pra que não conseguisse olhar nem mesmo se quisesse… Só olhei mesmo quando cruzei a linha de chegada. Estava lá o meu 2º melhor tempo de meia maratona.

Confesso que fiquei um pouco surpreso. Sinceramente não estava esperando ficar tão perto do meu melhor tempo (1min). Quem acompanha meu treinos (e até aqui mesmo acho que já falei disso) sabe que tenho reclamado que minha corrida não está “encaixando”. Minha natação está a mesma porcaria de sempre, meu pedal acho que evoluiu e minha corrida acho que regrediu… Mas se formos contar que meu PB na distância foi feito ano passado quando eu estava treinando só pra Maratona do Rio e tinha descansado na véspera da prova, tô começando a ficar com a esperança de que, na hora certa, minha corrida vai finalmente “encaixar”…

Q_WhatsApp Image 2017-04-09 at 10.19.00

Cheguei correndo forte… Sim, eu sou esse de verde com o shortinho estilo queniano… Rs

Ontem fez um dia muito quente aqui no Rio e a quebradeira no final da corrida foi muito grande. As ambulâncias tiveram muito trabalho do meio pro final da prova e isso me assusta um pouco, principalmente depois do ocorrido na última prova de triathlon aqui no Rio onde um atleta veio a falecer… Tenho visto muita gente correndo atrás de mostrar uma superação louca, bater recordes pessoais que, em alguns casos, fica muito nítido que a pessoa não tem condições… Pessoal, não tô aqui pra ensinar nada pra ninguém, muito menos dar lição de moral, mas tenhamos um pouquinho mais de responsabilidade com nossa própria saúde. Fazer exercícios é excelente, mas dentro dos nossos limites… Se não for prazeroso, pra que serve? Vamos esquecer um pouco o Strava e nos divertir… Bater recordes é excelente, mas viver é muito melhor…

Bola pra frente e me desculpem o desabafo…

Anúncios
  1. 11 de abril de 2017 às 6:01

    Armando, disseste tudo: se não for pra se divertir..esquece!!!! Esses dias estava correndo e fiquei TÃO feliz quando percebi que estava distraída correndo e vendo a paisagem!!!! Esse é o espírito! Desse jeito vamos estar com 90 anos e ainda fazendo isso!! E, parabéns mesmo assim pelo tempo!!!! Obs: “minha natação tá uma porcaria”…hahahahaahhah

    Curtido por 1 pessoa

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: