Inicial > Curiosidades, Treino > Ironman 70.3 Foz do Iguaçu – Tá chegando…

Ironman 70.3 Foz do Iguaçu – Tá chegando…

Desde a maratona que todos os pensamentos mudaram para o 70.3 de Foz, que acontecerá no próximo dia 30.

Triathlon

Como de costume, as coisas não ocorreram conforme o planejado (ok, por total descaso da minha parte) e por isso a prova provavelmente vai ser feita “no conforto”.

O que é, para mim, fazer uma prova no conforto?

É não se preocupar com tempo. É conseguir aproveitar a prova pra me divertir. É cruzar a linha de chegada sorrindo. É lembrar, no dia seguinte, que não houve sofrimento. Etc.

Vamos ao que anda rolando nos treinos:

Natação:

Basicamente, falta aprender a nadar!

Muito tempo sem nadar. Essa semana consegui ir dois dias e ainda espero conseguir ir amanhã, sexta, pra completar 3 x na semana. Será???

Os volumes diários, quando vou, estão entre 2.000m e 2.500m dependendo do tempo que tenho pra ficar na piscina. Normalmente só tenho conseguido curtas “escapadas” e, como sou lento, a distância fica prejudicada.

O lado positivo é que mesmo sem nadar a bastante tempo, tenho conseguido nadar essas distâncias saindo da piscina leve, com aquela sensação de “quero mais”, só não podendo ficar mais um pouco pela falta de tempo.

É pouco, eu sei, mas ainda tenho 3 semanas até a prova e acho que, dentro da minha (falta de) capacidade, vai dar pra fazer uma natação legal.

Ciclismo:

Tá faltando volume!

No último sábado fui novamente, depois de vários sábados com chuva, para a estrada. O começo foi até bom mas depois de uns 40/50km o pescoço começa a incomodar demais e drena todas as minhas energias. É impressionante a força que preciso fazer pra manter a cabeça olhando pra frente. Chega a ficar perigoso…

Fato é que 40/50km é praticamente a metade da etapa do ciclismo, ou seja, providências precisam ser tomadas. E foram!

Acho que depois de muito tempo pedalando tão pouco, o corpo desacostumou e pra evitar o sofrimento, abri mão de um pouco da aerodinâmica. A posição na bike estava muito agressiva e resolvi, em comum acordo com o Genésio (excelente profissional que fez meu Bike Fit), resolvi levantar o guidon em 1 elo.

Sábado é dia de novo teste na estrada e tomara que consiga pedalar sem lembrar que o pescoço existe, como era antigamente…

Ahh, espero também que no ano que vem o pescoço volte a aguentar a posição pq tem o Iron de Floripa de novo…

Corrida:

Aqui o que falta é o de sempre: velocidade!

Talvez essa seja a única etapa da prova que eu esteja, embora não muito assumidamente ainda, preocupado em fazer bem feita.

Pra fazer a prova “no conforto” to bem tranquilo. Acabei de fazer a Maratona do Rio e o volume está muito acima do que seria necessário pro 70.3. Nesse mês de distância entre a maratona e o meio Iron, todo o foco da corrida está na velocidade. Qualquer segundo que eu conseguir ganhar no pace médio, pra mim, é lucro.

Cheguei a falar pra alguns amigos mais próximos que nesse mês ou eu ia ficar mais rápido ou ia me machucar pq só ia ter treino forte. Só tiro, porrada e bomba, como diria a “pensadora”… Óbvio que foi um exagero. Com certeza o resultado seria a lesão e não é isso que eu quero. Mas com certeza os treinos estão mais focados na velocidade, já que o volume está sobrando…

 

Agora é treinar, sem tentar compensar o que não foi treinado, pra se divertir.

 

Espero poder colocar algumas fotos sorridentes aqui depois da prova!!!

 

Abraço e vamo que vamo!!!

Anúncios
  1. 8 de agosto de 2014 às 11:41

    Meu , foca na bike , mesmo que seja no spinning !!!! Corre menos , na esteira mesmo que já está dentro da academia e já monta na bike . Gira , gira , gira !!!! Se sabe bem que se a corrida ta boa , tem que garantir a bike. A natação se faz , ta tranqui-lo , mantem 2 pau duas vezes na semana que tá ótimo . acredita nisso. Usa o terceiro dia para bike

    To na torcida

    Curtir

    • 9 de agosto de 2014 às 13:42

      Valeu Fernando, a ideia é +/- essa mesmo. Não se afogar na natação e tentar melhorar o que puder na bike pra conseguir calças os tênis e correr… rs
      O problema é acostumar o pescoço, e o spinning não ajuda em nada isso…
      Mas no final tudo dá certo… Tô relaxado…
      Abração!

      Curtir

  2. 8 de agosto de 2014 às 15:57

    Ahhhh que adrenalina boa. Deu até vontade de virar Triatleta rssss
    Vejo a galera da academia nadando, enquanto corro, e fico pensando na possibilidade de um dia, quem sabe, daqui alguns anos hahahaha
    Viu, me tira uma dúvida: os 70.3 é uma half-triathlon, né?!? Qtos kms de pedal são? Eu sempre fiquei imaginando como esses caras pedalam sem dor no pescoço mesmo, pq a posição parece um pouco incomoda… Vejo mtos pedalando olhando pra baixo quando pegam aquele vácuo dos outros ciclistas.
    A estratégia do amigo aí, o Fê, é uma ideia hein?!?!
    Bjs e to aqui torcendo!! \o/

    Curtir

  3. 9 de agosto de 2014 às 13:47

    Carol, pra virar triatleta é só querer. O risco é não querer mais sair dessa vida… rs
    O 70.3 é um meio Ironman (140.6 é a distância, em milhas, do Ironman). As distâncias do meio são 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21 de corrida… O Iron, obviamente, é o dobro…
    O problema do pescoço é só questão de hábito. No Iron fiz tranquilo sem sentir nada… Mas aí os treinos foram ficando escassos e tô nessa situação… rs
    Mas experimenta faze um triathlon sim, são várias distâncias desde o Short até o Iron. Aposto que tem alguma que vc vai gostar… rs
    Abração e valeu pela torcida!!!

    Curtir

  4. 12 de agosto de 2014 às 22:56

    Fala brow ! Concordo com o Fernando, volume na Bike pra poder correr inteiro. Queria ter feito essa prova, mas treinar pra ela aqui em Floripa seria numa época muito ruim pra treinos, frio, chuva início de base do Challenge Floripa em novembro. Tenho alguns amigos que irão fazer. Tacalopau hehehe bons treinos

    Curtir

    • 12 de agosto de 2014 às 23:11

      Valeu Diego, vamos ver o que vai dar pra fazer… Tô pedalando sempre que consigo mas o tempo é muito curto pra conseguir uma melhora legal… Só tenho uma certeza: vai ser divertido… Rs

      Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: